Benvindos Notícias Ultimas Michael Jackson ONE - O Espetáculo
Michael Jackson ONE - O Espetáculo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Clube de Fas Michael Jackson   
Terça, 21 Maio 2013 19:02

Michael Jackson ONE - O Espetáculo

Por Delfim Miranda - Representante do Clube de Fãs Michael Jackson Portugal, presente na primeira exibição à porta fechada de Michael Jackson ONE by Cirque du Soleil em Las Vegas - EUA.

Michael Jackson One pelo Cirque du Soleil em exibição em Las Vegas


O que é "Michael Jackson ONE" e o que o distingue de "Immortal"?
É o que quase todos os fãs perguntam...

Vou tentar, na melhor maneira que puder, dar-vos a conhecer este espetáculo e responder a todas as dúvidas e questões acerca do mesmo. Qualquer pergunta podem apresentar em comentário que será respondida (e acrescentada ao texto).

 


Em primeiro lugar, algo que nos esclareceram desde o início e se revelou o ser de facto. Michael Jackson ONE e IMMORTAL são dois espetáculos completamente distintos. A única coisa que os liga é... Michael Jackson claro e Cirque du Soleil com a respetíva tendência circense... Apenas Isso.

IMMORTAL foi um espetáculo desenhado para ser apresentado em grandes pavilhões (como o pavilhão atlântico), foi desenhado para ser visto como um Espetáculo/Concerto. Tinha uma banda ao vivo, tinha números de grande amplitude, Fogo de artifício, etc que só poderiam ser apresentados em espaços muito amplos. A própria filosofia do espetáculo estava virada para o Espetáculo/Concerto em que os fãs vibrariam (e vibraram) como se estivessem num concerto. Além disso o espetáculo foi montado propositadamente para fazer digressão mundial.

 

Michael Jackson IMMORTAL

Foto por: Telegraph.co.uk


ONE é um espetáculo com um intuito de ser apresentado numa sala de TEATRO fixa. Não se trata de um espetáculo móvel (com um intuito de fazer digressão), nem um espetáculo estilo "concerto", mas sim um espetáculo estilo "Musical". A montagem de um espetáculo deste género com o intuito de ficar FIXO numa localização, em que a sala é TODA modificada para albergar esse mesmo espetáculo. Toda a sala é ajustada à medida das necessidades acústicas, visuais e artísticas.



Portanto aqui está logo a principal diferença: IMMORTAL (estilo concerto / para digressão mundial) ONE (estilo Musical / para espetáculo FIXO num local único). Sim... Eu sei.. Más notícias para nós que estamos tão longe, mas é esse o intuito...

O Espetáculo:

Dificilmente poderei por em palavras a autenticidade, o brilho, a dança, a energia e sobretudo a magia que envolve "Michael Jackson ONE".

ONE

Michael Jackson UM é os vários atributos artísticos, as várias facetas, os vários talentos, a globalidade e abrangência de pessoas, culturas raças e religiões, é a linguagem universal (e internacional) da arte (e seu artista)... tudo era UM, em MICHAEL JACKSON. Foi o que entendi do espetáculo. Alegadamente o "UM" também representa o facto de Michael sempre ter como objetivo ser Número UM, ser inovador e estar no primeiro lugar e ter conquistado inúmeras vezes esse mesmo primeiro lugar. É UM.

Musical

Todos os musicais têm uma história e este não é excepção, à excepção de que a história não é contada (não há "falas"), mas sim vivida. Para os fãs de Michael (em especial aqueles fãs da era MOONWALK) vão se sentir ainda mais próximos da história e do tema.

Quatro miúdos regilas, andam à procura de Michael Jackson. Esta procura começa ainda mesmo antes do espetáculo começar pois eles estão na plateia. Ao mesmo tempo sente-se a ameaça dos Paparazzi que invadiram a sala, e constantemente perseguem elementos do público para "nos" fotografar...

Michael Jackson ONE - Os paparazzi perseguem o público

Da mesma forma que perseguem Michael. Nesta história, obviamente os paparazzi são os maus da fita! Os miúdos, esses ninguém os para... E como para as crianças não há regras acabam por subir por conseguirem subir ao palco e infiltrarem-se no cenário... ouve-se uma voz: É proibido tocar na LUVA. Não mexam na LUVA...

Os miúdos fogem dos maus da fita... Os paparazzi/monstros

E assim começa a aventura de quatro personagens (ao estilo crianças do filme Moonwalker) que se envolvem numa aventura de procurarem os elementos "chave" da essência de Michael: a LUVA, o CHAPÉU, os SAPATOS com as MEIAS BRANCAS e o CASACO DE LANTEJOLAS da Billie Jean. Começa uma chuva de ACROBATAS e bailarinos ao som de "Beat it" e "Bad"... Os "miúdos" um pouco desastrados tentam esgueirar-se pelo meio deles para ver se encontram Michael. Um deles tenta dançar, saltar e fazer acrobacias como eles mas não consegue e é um completo desastre... Até que aparecem misteriosos um sapatos no cenário a fazer o MOONWALK... o miúdo agarra os sapatos, calça-os e a partir daí já ninguém o consegue parar.

A partir daqui começa uma intensa dança coreográfica entre mudança de cenários, mudança de músicas, de números, de roupa desenfreados. Há sempre algo a acontecer e é difícil absorver tudo que se passa pois o próprio cenário envolve a plateia por cima e pelos lados. A música soa diferente de cada vez que muda o ritmo. Grandes momentos em Smooth Criminal - o aparato magnífico do costume sem esquecer o famoso truque de inclinação (mas que como se trata de um espetáculo muito mais próximo do público dá para ver na perfeição).

Os cenários vão mudando. O palco está equipado com elevadores gigantes que mudam o cenário em segundos; Jackson Five seguido de Human Nature, o ritmo não para com JAM. They Don't Care about Us mais uma vez com uma forte batida (apoiada pelo sistema de som inovador com o qual o teatro foi equipado propositadamente para este espetáculo) depois mais um grande momento de emoção com Earth Song seguida de SMILE, Wanna Be Startin' Somethin'. Um momento Sexy com The Way You Make Me Feel. Grande atitude em palco das bailarinas (faz lembrar as bailarinas de Michael) seguida de uma versão fantástica de DANGEROUS. Em Dirty Diana os efeitos sonoros foram elevados ao máximo, acompanhada de uma guitarrista ao vivo que se assemelha com Jennifer Batten. Working day and Night e depois... É impossível lembrar em pormenor de cada número... desce o pano e... BILLIE JEAN. A sala fica escura (os fãs gritam) e aparecem diversas imagens de Michael na sua dança fenomenal de Billie Jean. Entretanto os bailarinos entram em palco (que continua escuro) e os seus fatos iluminam-se. Um pouco à semelhança de IMMORTAL mas com fatos mais um tipo diferente de luzes que parece dar mais flexibilidade e em que o efeito total fica PERFEITO! Não se consegue ver os bailarinos, apenas as luzes. GENIAL e fenomenal a maneira e a cadência com que os bailarinos se iluminam no ponto certo ou no movimento certo e na altura certa. Existem vários bailarinos em palco mas nem todos estão iluminados ao mesmo tempo. Por vezes um faz um movimento, outro faz outro. De repente todos dão uma pirueta. A lendária música tem uma HOMENAGEM à altura! Perfeito!! Scream abre com um desenho animado no ecrã em que os miúdos (entram) no próprio ecrã. Segue-se Thriller como o habitual tema assustador aparecem monstros de todo o lado e alguns caem do teto. A maneira como os efeitos são criados é mais uma vez impressionante, mas alegadamente e propositadamente não tão assustador como IMMORTAL (para que as crianças não fiquem todas a chorar)... SPEACHLESS, mais uma daquelas músicas inesperadas mas que nós fãs adoramos ouvir. I just can't stop Loving you, Man in the Mirror, Can you Feel It e já com toda a gente de pé a cantar e a dançar no público, BLACK OR WHITE!

Michael Jackson One - Maquina

Uma grande festa em que os "miúdos" acabam por conseguir "DERROTAR" os inimigos paparazzis (que a certa altura se transformam numa espécie de monstros. No meio disto tudo, vários momentos de paragem a contrapor as intensas coreografias, mudanças de roupa e acrobacias em palco. Um dos momentos chave é quando o miúdo que calçou os sapatos consegue finalmente agarrar a luva (que foge dele pelo palco fora, que lhe dá uma chapadas, que lhe aponta o dedo, etc), o chapéu e o casaco Billie Jean. Há também um bailarino vestido de lantejolas que faz também a divisão entre várias partes (estilo o mimo do Immortal, mas um pouco mais dançado), com muitos movimentos mimo/Michael/street dance. Há também uma parte é que os bailarinos interagem com uma projeção que evoca na tela como se fosse o espírito de Michael mesmo ali (os bailarinos como que são tocados pela magia e dançam à volta da projeção). Há também uma cantora (estilo pacífica/étnica) que acompanha algumas músicas cantando ao vivo sentada numa lua que paira no ar por cima do público. Tudo elementos que compõem a história... Tudo elementos que compõem, são motivos de inspiração, e que fazem parte desse UM, MICHAEL JACKSON.

Michael Jackson One - Lua

Las Vegas durante muitos anos foi a cidade do ELVIS... Desculpem fãs de Elvis, mas MICHAEL JACKSON está a começar a chegar e a conquistar. Além dos vários espetáculos de Tributo e Imitação que existem pela cidade, este é sem dúvida THE ONE. O TAL que os fãs (e não fãs) não podem perder sempre que visitarem Las Vegas. O objetivo é tornar-se O ONE também ao nível geral! Só o tempo dirá e a reação do público, mas sem dúvida veio para ficar e conquistar.

O Espetáculo está residente no resort MANDALAY BAY. Além do Espetáculo existe também uma Loja dedicada a MICHAEL JACKSON adjacente ao teatro e claro, no casino, não podia deixar de haver SLOT MACHINES Michael Jackson. Se é difícil ir a Las Vegas e não jogar, agora com uma Slot Machine Michael Jackson pior um pouco...

Não esquecer também que este Teatro foi completamente remodelado quer ao nível técnico, quer ao nível acústico, quer ao nível de palcos / subpalcos / redes de apoio, quer ao nivel visual. Ao aproximar-nos da entrada do Teatro temos logo painéis gigante de Michael Jackson em vários momentos ao vivo de Billie Jean.

Michael Jackson One - o corredor para o teatro

Mesmo ao pé da entrada a loja e outro painel gigante. Brilhantes e Glamour como é conveniente em Las Vegas, entrando no Teatro tem-se paredes decoradas a rigor, até o Balcão das bebidas está decurado com paineis iluminados "MJ" em várias cores. Nas paredes algumas silhuetas de Michael.

[novas fotos a adicionar em breve]

Dentro da sala em si tudo foi remodelado. O palco tem duas rampas que avançam uma de cada lado da plateia onde os bailarinos dançam entram e saem (fazendo com que o espetáculo fique praticamente a 180º à nossa volta. Por cima do palco toda a rede de apoio foi projetada e montada propositadamente para este espetáculo. Elevadores/carros motorizados que andam sobre carris no teto que apoiam diversos elementos cénicos, assim como acrobatas. Um sistema de som "state of the art". Cada cadeira tem dois altifalantes por trás de cada um dos nossos ouvidos (respetivamente) e um em frente. Isto além do sistema poderoso de som que faz toda a plateia vibrar. Todas as faixas sonoras foram levadas a estúdio com as faixas originais de Michael Jackson e foram re-editadas para aproveitar ao máximo as possibilidades de todo esta tecnologia. O diretor de Som escolhe que som ouvimos em thriller à direita por trás, à esquerda, em frente da cadeira, nos altifalantes de teto ou de chão. Por trás ou pela frente. Os sons podem vir de qualquer lado (muito à frente do Surround típico dos cinemas pois este depende em que cadeira nos sentamos). Este sistema individualiza o efeito para cada cadeira ter a mesma experiência sónica. O palco foi também desenhado e feito à medida do espetáculo. Elevadores, efeitos de vento, pirotecnia, elevadores de alta velocidade (toaster) que catapultam os bailarinos para palco num piscar de olhos, elementos que sobem e descem. que aparecem por trás, pela frente, Centenas de Robots de Luz, Lazers, tudo foi projetado, contruido e equipado à medida para este espetáculo em exclusivo. Está residente. Esperemos por muito tempo.

Agora os Fãs de MICHAEL têm um bom motivo para querer ir a LAS VEGAS quando em visita pelos Estados Unidos! Pois a Essência de Michael paira no teatro Michael Jackson ONE

No Mandalay Bay. Aberto ao público a partir já do próximo mês!

 

Redação: Delfim Miranda para o Clube de Fãs Michael Jackson Portugal

Fotos Michael Jackson ONE por Cirque du Soleil press Event
Video por Mandalay Bay Resort and Casino

© A cópia deste texto permitida desde que seja mencionada a autoria e a fonte: Clube de Fãs de Michael Jackson Portugal www.reidapop.com assim como esta nota de copyright.

Actualizado em Terça, 04 Junho 2013 12:27
 

Comentários  

 
+1 #4 Ana 27-05-2013 09:57
Sem dúvida vou fazer os possíveis para ir...mas 5€ por dia é dose LOL
Uma coisa que não disse, é o enorme orgulho por Portugal ter estado tão bem representado por ti Delfim :)
Reportar ao administrador
 
 
+3 #3 Delfim 23-05-2013 19:53
Obrigado Ana :-)
Quem sabe Rui! Temos de pensar nesse Mealheiro Michael Jackson!! €5 por dia... ao fim de um ano metemo-nos todos num avião!!!
Reportar ao administrador
 
 
+3 #2 RUI DUARTE 23-05-2013 19:48
Ao ler o texto conseguimos "viver" os momentos como se estivessemos presentes. Mais um homenagem á altura do nome, que infelizmente nao vai ser possivel poder assistir, para a maioria dos Fãs. Obrigado Delfim pela tua partilha, deste modo podemos imaginar como grandioso é este Espectáculo e para isso só foi possivel, o facto de o teres presenciado ao vivo nessa grande local onde tudo acontece. Pelo que nos descreves, o show baseia-se numa historia, que nao é mais que a vida do MJ contada ao ritmo da musica e nos aspectos teatrais . Adorei. Pode ser...poder ser...que Las Vegas possa um dia estar mais perto de se realizar...quem sabe. Eu adoraria...apesar de dificil.
Reportar ao administrador
 
 
+5 #1 Ana 22-05-2013 08:25
Impressionante o relato...emocionante, todo o ambiente que envolve o espectaculo é de sem duvida maravilhoso, e com grande significado para os fãs...Temos mesmo que ir até Vegas :)
Reportar ao administrador
 

Para comentar este artigo por favor faça Login ou Registe-se no Clube de Fãs de Michael Jackson (inscrição gratuita).

Login



Hoje...

Michael Jackson é o Rei da Pop
Clube de Fãs Michael Jackson
O Clube de Fãs de Michael Jackson deseja-te um ótimo início de semana!

Agenda

** Tributo Michael Jackson ** * Agenda de Espectáculos * »»»» Algarve - Portugal «««« » Sexta: Clube Praia da Oura - Albufeira       » Sábado: Hotel Forte do Vale - Albufeira              

Partilha

Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Share to Myspace Share to Delicious Share to Google 


© Copyright 1996-2013 - Clube de Fãs de Michael Jackson - Portugal
'The Michael Jackson Family'
www.reidapop.com