Benvindos Notícias Ultimas Primeira escuta de: Michael Jackson Xscape
Primeira escuta de: Michael Jackson Xscape PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Clube de Fas Michael Jackson   
Quarta, 02 Abril 2014 10:48

Reportagem pelos jornalistas do "The Guardian" jornal Britânico com adaptação pelo Clube de Fãs Michael Jackson Portugal.

Primeira escuta Michael Jackson Xscape

Quando Michael Jackson lançou seu álbum de 1995 HIStory, ele promoveu-o pondo a navergar uma estátua de 10 metros de altura de si mesmo ao longo do Tamisa. A declaração era clara: Michael Jackson estava de volta e, brilhantemente como sempre. 19 anos mais tarde, Michael Jackson já não está entre nós e a indústria discográfica não tem dinheiro para gastar em grandes efígies flutuantes. Mas foi no entanto com surpresa que os jornalistas em Londres receberam um e-mail convidando-os para uma reprodução de um novo álbum misterioso. A única informação incluída foi a localização - um hotel ridiculamente pretensioso em Knightsbridge - a hora ( 18:00 ) e as palavras " O melhor que você nunca ouviu ". Apenas isto. Os jornalistas de seguida tentaram descobrir de quem era, sem nenhuma confirmação por e-mail a ter lugar no caso de alguém decidir não ir... Bem, não foi o mesmo impacto que uma estatua gigante a descer o rio Tamisa, mas valeu pelos tempos de crise financeira...

Então, e o que nós sabemos? Sabemos que o álbum é chamado de Xscape, em homenagem a uma música que Rodney Jerkins produziu gravada durante as sessões para o último álbum de Jackson, Invincible, e agora remasterizada por Jerkins para o novo álbum . Sabemos que o produtor principal do álbum, é LA Reid chamado a "contemporanizar" as músicas do grande arquivo de Michael Jackson, estão também na produção Timbaland e Stargate , Jerome " J- Roc " Harmon e John McClain .

O que ainda não se pode dizer são os títulos de músicas, porque eles ainda estão em fase de finalização (se eu pudesse arriscar um palpite eu diria que eles estão a esconder os títulos das músicas, porque muitas das músicas já foram encontradas online e não é tão emocionante ouvir algo do género" oito novas músicas de Michael Jackson" se facilmente encontrar demos delas online). Todos os telefones tiveram de ser entregues na porta e foram verificados para não levarem qualquer dispositivo de gravação.

Uma vez dentro do hotel, os jornalista foram recebidos com fotos de Michael Jackson na parede , assim como o cartaz que foi incluído no convite , ao lado de um que diz "Ouvir é acreditar" (aparentemente esses cartazes já começaram a aparecer em Londres para ajudar a gerar curiosidade) . Depois de abrir o evento um tanto grosseiramente com um anúncio de um novo telemóvel Sony - que será pré -carregado com o álbum - o diretor da Sony Reino Unido diz-nos que , a fim de mostrar a excelente qualidade de som do telefone móvel o álbum será tocado através de um telefone nos alti-falantes. Tendo em conta que todos nós já tinham de ter entregue os telemoveis à entrada, toda a gente assumiu que ele está brincando, mas não... Infelizmente a primeira vez que ouviriamos o novo álbum seria mesmo... através de um telemovel...

Apesar da qualidade do som não ser muito boa, foi o suficiente para dizer categoricamente que, sem dúvida, Xscape está a léguas à frente de "Michael", um álbum marcado não só pelo aparecimento de Akon, mas também por acusações de que algumas das músicas  não teriam a voz de Michael Jackson.

A abertura com uma explosão de um som disco-soul, é um álbum que parece se concentrar em músicas da era pré-90s de Jackson, com a primeira música com um estilo claro e arejado tipo Off the era Wall. Como que apresentando um Michael Jackson juvenil entremeando com um som de produção muito atual. Parece por vezes uma reminiscência , ironicamente, de Justin Timberlake, especialmente seu album 20/20. Na verdade, muitas produções de Timbaland deslizam  perfeitamente nos estilos FutureSex / LoveSounds da era de Timberlake.

A segunda música - possivelmente chamada Chicago e citado por Timbaland como um futuro single - com Jackson utilizando uma entrega mais vocal que está envolto em uma grande mescla industrial de batidas britadeira.

Enquanto o propósito de fazer o álbum soar contemporâneo ser seguido à risca, há momentos em que a produção supera músicas que talvez não são resistentes o suficiente para suportar a tal superestrutura contemporânea.

A terceira música tocada é mais uma Off the Wallesca, ritmo médio, canção de amor com uma jovem, uma sonoridade vocal quase ingênua. Esta parece como uma música que não chegou a um album mais antigo e, apesar da produção ser boa - há uma espetacular batida ao longo de toda ela. Insclusivé há uma das músicas que tem uma linha de baixo parecidíssima à de "The way you make me feel". Apesar de "novo álbum" há que lembrar que, Michael o perfeccionista, deixou estas músicas de fora por alguma razão.

A quinta canção (ainda sem nome confirmado mas que poder-se-à chamar "You know where your childern are") será sem dúvida um sucesso. Abre com uma cascata delicada de sintetizadores estilo anos 80. Faz parecer um encorporar perfeito do novo/velho com alguns vintage "Hee! Hee!" a soar no meio da miscelânea sofisticada de sintetizadores. Também inclui uma secção típica de Michael Jackson no pré-refrão a qual abre para o melhor refrão do álbum antes de uma excelente falsa paragem concluindo com um final com muitos hee hee's e Awwhs e Ohhs típicos de Michael no final.

Primeira escuta Michael Jackson Xscape
A Sexta música, Slave to the Rhythm, apareceu pela primeira vez no ultimo verão num dueto com Justin Bieber. Felizmente Justin Bieber não figura na versão final que Timbaland usou para exibir as suas habilidades como produtor.  Muito beatbox e vocalizos tipicos de Jackson na introdução. Uma linha de baixo arrojada e, como em muitas outras músicas em Xscape, pouco espaço para respirar.

Felizmente, Slave to the Rhythm, tinha sido gravada originalmente para Dangerous e ficou para trás de Invincible à ultima da hora - é forte o suficiente para chegar ao topo.

A partir daqui mais tres musicas que parecem lutar pela atenção antes de acabar com a música Xscape. Há também uma música em que Michael parece falar dos tempos em que foi presseguido em tribunal com "I won't hide away" - eu não me esconderei) e "I can't do what I want to do" (eu não posso fazer o que quero) que não são tão cantadas recorrendo muito a outro tipo de vocalizos. Mais uma vez a produção é clara, recorrendo a sintetizadores de cordas em vez de metais, que surgem sem avisar e principalmente no final quando várias camadas se vão disspando e deixam ouvir brilhantemente os vocalizos de Michael e a palavra final: "escape".

O álbum Xscape sente-se como um álbum criado para mostrar um punhado de canções de Jackson que, em geral merecem ser ouvidos. Tem-se imediatamente a sensação de que foi gasto muito tempo e dinheiro com estas músicas e que houve um cuidado muito grande para mostrar as músicas da melhor forma possível. Enquanto alguns deles são muito obviamente faixas do álbum na melhor das hipóteses, há sem dúvida lampejos de gênio. Na verdade , Xscape consegue trazer a maioria deles para vida.

Para ficar a par de todas as últimas novidades relativamente ao álbum Xscape e o seu lançamento em Portugal visite a página do Clube de Fãs de Michael Jackson Portugal no Facebook ou o website na Internet reidapop.com O registo é gratuito, ao registar recebe as notificaçoes mais importantes também por email.

Redação: Clube de Fãs Michael Jackson Portugal
www.reidapop.com

 

Actualizado em Quarta, 02 Abril 2014 10:51
 

Para comentar este artigo por favor faça Login ou Registe-se no Clube de Fãs de Michael Jackson (inscrição gratuita).

Login



Hoje...

Os Fãs Portugueses de Michael Jackson lamentam a perda de um ídolo, de um mito, de um pai, de um irmão... Michael Jackson "Goon too Soon"
The Michael Jackson Family
O Clube de Fãs de Michael Jackson deseja-te um ótimo início de semana!

Agenda

** Tributo Michael Jackson ** * Agenda de Espectáculos * »»»» Algarve - Portugal «««« » Sexta: Clube Praia da Oura - Albufeira       » Sábado: Hotel Forte do Vale - Albufeira              

Partilha

Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Share to Myspace Share to Delicious Share to Google 


© Copyright 1996-2013 - Clube de Fãs de Michael Jackson - Portugal
'The Michael Jackson Family'
www.reidapop.com