Benvindos Notícias Ultimas Jornalistas Portugueses ouviram XSCAPE
Jornalistas Portugueses ouviram XSCAPE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Clube de Fas Michael Jackson   
Sábado, 19 Abril 2014 12:30

À semelhança do que aconteceu em Londres e nos Estados Unidos, no ínicio da semana passada, uma seleção de jornalistas Portugueses foram convidados a fazer pré-escuta do álbum XSCAPE a Barcelona, em Espanha. Entre ontros estiveram jornalistas da Rádio Comercial e Mário Rui Vieira do Blitz que relata abaixo a sua experiência de escuta do álbum Xscape.

Apresentado como "The best you've never heard" ("o melhor do que nunca ouviu") de Michael Jackson, Xscape , o novo álbum póstumo, percorre várias fases da carreira do rei da pop e trá-las para o presente com a ajuda de uma série de produtores (o nome que se destaca é, obviamente, Timbaland) que trabalharam de perto com o artista e pensam conseguir adivinhar a forma que estas canções poderiam ter tomado.

Michael Jackson Xscape Portugal


Obviamente, nunca saberemos aquilo que Jackson diria ao ouvir a sua voz embrulhada nestas roupagens, mas várias são as coisas que conseguimos assegurar: as canções de Xscape podem até ter sido "restos" de álbuns do artista, mas ainda assim estão vários degraus acima daquilo que ouvimos em Michael , disco anémico editado em 2010, um ano e meio depois da sua morte.

Sem contextualização, embora se torne mais ou menos óbvio que as oito canções de Xscape saíram de fornadas diferentes, de momentos separados de uma carreira com grandes momentos mas outros nem tanto, é possível dizer que o esforço de L.A. Reid, produtor executivo, para tornar esta coleção de canções num verdadeiro álbum foi grande. E resultou. Xscape é um registo coeso, com oito canções fortes, que apesar de produzidas por nomes diferentes, com imaginários musicais díspares, soam bem em sequência.

Entre a produção sumptuosa de um tema que acreditamos chamar-se "Love Never Felt So Good" (sublinhamos que o alinhamento e os nomes das canções ainda não foram confirmados), disco sound com um toque de magia, facilmente percebemos qual a "estratégia" usada para fazer deste um verdadeiro álbum de Jackson - e que, ao mesmo tempo, permite apagar a má memória dos temas incluídos em Michael. No primeiro, como nos sete temas subsequentes, é a voz do rei da pop que dita as regras, é ela que está no comando e soa tão bem quanto soava nos seus melhores momentos.

A batida perigosa da segunda faixa apresentada relembra-nos que foi o dedinho de Timbaland que transformou "SexyBack", de Justin Timberlake, num dos maiores marcos pop dos últimos 10 anos. A terceira, o mais próximo de balada que temos em Xscape , está também próxima de um universo que hoje tem Timberlake como rei. Mas é à quarta canção apresentada - mais um refrão pegadiço servido por um ritmo contagiante - que aqui se mostra o gigantesco, e inimitável, potencial vocal e interpretativo de Michael Jackson.

 

Art do álbum Xscape - Michael Jackson

Com grande parte das canções a empurrar-nos para a pista de dança, torna-se ainda mais admirável o equilíbrio conseguido entre a voz de Jackson e as batidas criadas por Timbaland, Rodney Jerkins, Stargate, Jerome "Jroc" Harmon e John McClain. O exemplo perfeito disso é o quinto tema, que acreditamos intitular-se "Do You Know Where Your Children Are", marcado pelos gritos agudos inconfundíveis de Jackson.

O início dramático da sexta faixa ("Slave to the Rythm"?) desemboca em algo que nos surpreenderia muito se não tivesse sido Timbaland a produzir e o sétimo tema ("Blue Gangsta"?) equilibra-se entre cordas cinematográficas e novos ritmos sedutores. Para o final, fica reservado o tema que dá nome ao disco, novamente dançável até ao tutano.

No geral, estes temas agora desenterrados e atualizados para construir Xscape conseguem prender-nos a atenção e, assim reunidos num álbum não demasiado longo, acreditamos que irão de encontro à sede de música "nova" de Michael Jackson. Quando todo o secretismo em torno desta nova aventura discográfica acabar, talvez fiquemos a saber melhor o que pensar sobre ela. Se o sucessor de Invincible , último álbum de Jackson (2001), seguiria por territórios aqui explorados, obviamente nunca saberemos. Mas temos sérias dúvidas.

Texto de Mário Rui Vieira, revista BLITZ Portugal. O Clube de Fãs de Michael Jackson já tem algumas novidades que serão enviadas em exclusivo via email aos fãs registados no Clube. Se és fã de Michael Jackson e ainda não estás registado, regista-te gratuitamente em www.reidapop.com

Clube Fãs Michael Jackson - Portugal
www.fb.com/clubefasmichaeljackson
www.reidapop.com

 

Actualizado em Sábado, 19 Abril 2014 12:36
 

Para comentar este artigo por favor faça Login ou Registe-se no Clube de Fãs de Michael Jackson (inscrição gratuita).

Login



Hoje...

Michael Jackson é o Rei da Pop
Clube de Fãs Michael Jackson
O Clube de Fãs de Michael Jackson deseja-te um ótimo início de semana!

Agenda

** Tributo Michael Jackson ** * Agenda de Espectáculos * »»»» Algarve - Portugal «««« » Sexta: Clube Praia da Oura - Albufeira       » Sábado: Hotel Forte do Vale - Albufeira              

Partilha

Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Share to Myspace Share to Delicious Share to Google 


© Copyright 1996-2013 - Clube de Fãs de Michael Jackson - Portugal
'The Michael Jackson Family'
www.reidapop.com